sexta-feira, setembro 09, 2011

Por que Marketing? + Carta para o Futuro

O respeito é a base de um bom relacionamento.

Hoje em dia as pessoas sabem o quanto o Marketing se tornou uma ferramenta fundamental para as Empresas, entidades e negócios.

Ao redor do mundo, Marketing é algo que fomenta cobica em vários aspectos.

Mas a questão é que alguns (ou muitos?) profissionais da área ainda sao falhos quando se fala em relações de pessoas e o respeito a sua própria natureza humana e profissional.


Existem religiosos que vão as igrejas rezando para Deus e jurando amar uns aos outros e quando saem da igreja voltam a sua normal hipocrisia de tratar ou falar mal dos outros e julgando as pessoas.

O que vemos de questão humana em marketing é que muitas vezes, como no exemplo acima, traímos aquilo que aprendemos.

Coisas como gestão com as pessoas, quebras de paradigma e humildade (conceitos claros da comunicação) são esquecidos dando lugar a um profissional que foca mais seu currículo do que sua ética profissional e pessoal. Mesmo sendo estudantes, acreditamos que o marketing tem muito a evoluir e não é novidade dizer o quanto sua ciência de relação irá mudar.
Esta mesma ciência de relação é a mesma que deve ser usada com mais vigor para as empresas.

O livro ”Aquisição da Eficiência”, aborda a questão de auto reconhecimento e otimismo que devem sempre ser usados nas empresas entre seus colaboradores. Mas outro fato é que a mesma atitude deve ser contínua, tanto interno quanto externo da organização, durante e após o trabalho onde este então irá trazer benefícios a todos através do contato humano e a plenitude sinérgica.



CARTA PARA O FUTURO

E por que não ser otimista?
Hoje em dia com a alta tecnologia facilitadora de nossas vidas, podem ser problemas para aqueles que procuram não tomar cuidados tecnológicos contra os maus intencionados. Mas devemos sempre olhar o lado bom das coisas.

Basta ver o quanto as tecnologias serviram para gerar uma mudança forte no mercado mundial movendo a economia e gerando renda. Hoje é possível ganhar muito dinheiro com a tecnologia. Mas a questão é saber inovar...
Porém, mais do que inovar é fazer acontecer!

No Brasil, que ainda está cru, no mercado on-line, tem uma estimativa bastante promissora nos anos em que virão.

 A revista ISTO É de 7 de Setembro de 2011, conta sobre o crescimento no Facebook com empresas e pessoas que estão fazendo negócios. Na mesma matéria comenta sobre dois empresários Cariocas que construíram um shopping virtual, o que não é novidade, mas estão tendo um retorno promissor.
Algumas lojas em shoppings físicos inclusive já adotaram o uso do Tablet. O cliente entre na loja e podem ver no Tablet com o vendedor, todas as peças de roupas, suas cores e tamanhos.

Restaurantes também já estão trocando os tradicionais cardápios pelo Tablet. Observando as tendências das novas e futuras gerações, já vemos a extinção dos shoppings físicos, que darão lugar para shopping virtual em 3D e que pode ser explorado dentro de casa. É ver para crer, mas não vamos esquecer que em um passado distante muitos riram quando se falavam em robôs e em viagem espacial. Falando nisso, hoje em dia o turismo espacial que ainda não está em alta, mas vai ficar em breve, já tem pessoas fazendo reservas para fazer um passeio no espaço.

Segundo o Jornal FOLHA DE SÃO PAULO, o cineasta Bryan Singer, a atriz Victoria Principal e o cientista Stephen Hawking são um dos 450 turistas confirmados para dar uma voltinha em torno da terra. Embora estas viagens sejam para pessoas muito ricas, o negocio vingando (e vai), teremos por aí mais novidades tecnológicas, nova geração de emprego, uma nova visão de marketing, novas tendências e percepções. Quem sabe em breve estaremos falando também de moda intergaláctica baseado no desenho dos Jatsons e gestão com extraterrestres!!!



Prólogo: Talvez o marketing pudesse ser usado junto com a tecnologia para os meios educacionais. Calma! Sabemos que custa caro. Mas se o Brasil tem dinheiro suficiente para manter uma quantidade desnecessária de políticos que não fazem nada, por que não descartar uma boa fração deles e investir em algo útil como novas tecnologias e na gestão destas para a educação?



Marketing e educação: A empresa Maurício de Souza Produções Ltda. na nossa visão é considerada uma das grandes campeãs de vendas de historias em quadrinhos, e o melhor de tudo...é coisa nossa.
Em uma antiga entrevista do Maurício de Souza na rede Record, falando de suas estratégicas mercadológicas e seu seguimento, ele disse que a linha de sabonetes e shampoo da TURMA DA MÔNICA tiveram tanto impacto, que no início das vendas, recebeu várias cartas (na época não tinha e-mail) de mães elogiando seu produto afirmando que graças a eles, seus filhos abandonaram aquele hábito de não quererem tomar banho. Mesmo sendo product licence (Uso da marca ou personagem em produtos de outra empresa), mais uma vez os personagens da Mônica mostram a sua força como personagem e marca.
(Será que existe algum sabonete do Cascão?)
visto isto, podemos observar o quanto as Histórias em quadrinhos são esquecidas e mal exploradas.

Quem não garante que se algumas matérias do primário e 2º grau fossem ensinadas através de H.Q., teríamos um resultado melhor dos jovens para o estudo?
O uso da imagem e tecnologia aliadas também podem ter um bom resultado. Mesmo estudos mais cansativos (para alguns), como física, matemática e geometria poderiam ser usadas estratégias para buscar o interesse do aprendiz, tal como fez um professor de Minas Gerais, que conseguiu isso de seus alunos ensinando matemática através de gincanas.

Se for feito um estudo nas redes de escolas públicas e particulares, procurando através de uma pesquisa com os alunos e vendo o que faria ter mais interesse, não somente pela escola (muitos de escolas publicas vão só para comer) mas também pelo estudo, captaríamos as suas percepções e necessidades, podendo assim criar um novo método.

- Não podemos esquecer tambem outro grande desafio para esta gestão:
- a luta contra as drogas!

Aula presencial ou a distancia?
A pergunta é simples, mas a resposta é complexa.
Talvez não tão complexa para a nossa geração. Mas para a nova que esta vindo com novos costumes e hábitos tecnológicos, sim.

Algo semelhante foi escrito lá no inicio deste texto, sobre a questão de quanto o contato humano é importante. Mesmo que no futuro todas as aulas sejam a distancia com uma projeção de holograma do professor, vai ser preciso que ao menos ele possa te escutar e responder as suas dúvidas!



Em um futuro próximo, estarei preparado para, com o Diploma do Curso, ter uma melhor colocacao profissional, melhoria salarial, status e exito no nicho que optei trabalhar por vocacao.

ELABORADO POR:
Debora
Eric
Cesar